SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING: uma abordagem qualitativa na empresa NATURA

Autores

  • Bruno Capparotti Lima Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Kandy Xavier Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maicon Marcio Paiva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mayara D’arc Silva Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luciano Augusto Toledo Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.329

Palavras-chave:

Marketing, Inteligência de Marketing, Sistema de informação de marketing, Planejamento de Marketing.

Resumo

O estudo a seguir apresenta-se sob a forma de pesquisa exploratória qualitativa e é completado por um estudo de caso, realizado por meio da empresa Natura. Como método de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, sendo suas respostas comparadas com a teoria estudada.  Finalmente, destaca-se que o SIM apresenta importância fundamental para a empresa. É por meio dele que se colhe informações pertinentes a empresa e as transforma em conhecimento para apoio das decisões de Marketing. Além de permitir a definição das melhores estratégias de posicionamento de mercado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Augusto Toledo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Referências

Belz, C. (2009). Inbound marketing. Marketing Review St. Gallen, 26(6), 1–1. https://doi.org/10.1007/s11621-009-0084-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s11621-009-0084-8

Demo, P. (1995). Metodologia Cientifica Em Ciencias Sociais. Atlas.

Halligan, B., Shah, D., & Scott, D. M. (2009). Inbound marketing : get found using Google, social media, and blogs. Inbound marketing : get found using Google, social media, and blogs. https://doi.org/10.1007/s13398-014-0173-7.2 DOI: https://doi.org/10.1002/9781118257838

Hooley, G. J., Piercy, N. F., & Nicoulaud, B. (2011). Marketing Strategy and Competitive Positioning 4th Edition. Pearson/Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. (2009). Marketing management: Analysis, planning, and control. Organization.

Lakatos, E. M., & MARCONI, M. D. E. A. (2008). FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTIFICA. ATLAS.

Lambin, J.-J. (2009). Capitalism and Sustainable Development. DOI: https://doi.org/10.4468/2009.2.02lambin

Romano, A. L., Teixeira, I. T., Alves Filho, A. G., & Helleno, A. L. (2019). Um estudo sobre a cultura organizacional no setor de cosmético brasileiro. Revista de Administração da UFSM. https://doi.org/10.5902/1983465916439 DOI: https://doi.org/10.5902/1983465916439

Sendler, U. (2017). The internet of things: Industrie 4.0 unleashed. In The Internet of Things: Industrie 4.0 Unleashed. https://doi.org/10.1007/978-3-662-54904-9 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-662-54904-9

Stark, R., Damerau, T., & Lindow, K. (2017). Industrie 4.0-digital redesign of product creation and production in Berlin as an industrial location: Challenges and solutions for digital transformation and innovation. In The Internet of Things: Industrie 4.0 Unleashed. https://doi.org/10.1007/978-3-662-54904-9_10 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-662-54904-9_10

Toledo, L. A., Madeira, A. B., Garber, M. F., & Aguero, F. H. (2019). ráticas em Marketing Sob a Perspectiva do Crowdsourcing: O caso AMAZON. FUTURE STUDIES RESEARCH JOURNAL, 1(22), 117–137.

Toledo, L. A., Moraes, C. A. De, & Garber, M. F. (2016). De la inteligencia competitiva a la gestión orientada hacia el mercado. Revista da FAE, 19(2), 77–90.

Toledo, L. A., & Shiraishi, G. F. (2009). Estudo de caso em pesquisas exploratórias qualitativas: um ensaio para a proposta de protocolo do estudo de caso. Revista da FAE Curitiba, 103–119.

Yin, R. K. (2012). Applications of Case Study Research. Recuperado de https://books.google.com/books?id=-1Y2J0sFaWgC&pgis=1

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Lima, B. C., Costa, K. X., Paiva, M. M., Brito, M. D. S., & Toledo, L. A. (2019). SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING: uma abordagem qualitativa na empresa NATURA. Revista Inteligência Competitiva, 9(3), 57–78. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.329

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>