MARKETING DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: ESTUDO DE UMA BOUTIQUE NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS PR

Autores

  • Luana Pereira França UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
  • Claudio Antonio Rojo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i1.312

Palavras-chave:

Fidelização de Clientes, Marketing de Relacionamento, Fidelização de clientes.

Resumo

Perante as rápidas e significativas mudanças ocorridas no ambiente mercadológico, o marketing de relacionamento apresenta-se como uma opção para as empresas se manterem no mercado competitivo. Diante disso, este estudo buscou analisar as ações de marketing de relacionamento que a boutique utiliza para fidelização e retenção de clientes. Assim, este artigo tem como objetivo, analisar ações de marketing de relacionamento usadas pela empresa. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, com o uso do método de estudo de caso para coleta de dados, e como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado aos clientes da boutique. Os resultados apontaram que a empresa não possui nenhuma ação de marketing de relacionamento.

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Biografia do Autor

Luana Pereira França, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com foco na linha de pesquisa Sustentabilidade. Especialista (MBA) em Controladoria, Gestão Empresarial e Financeira (UNIPAR). Bacharela em Secretariado Executivo pela UNIOESTE.

Claudio Antonio Rojo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor Associado da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade.

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Publicado

2019-04-12

Como Citar

França, L. P., & Rojo, C. A. (2019). MARKETING DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: ESTUDO DE UMA BOUTIQUE NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS PR. Revista Inteligência Competitiva, 9(1), 94–108. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i1.312

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