Mercado de Transferências de Atletas de Futebol e o Processo de Globalização: Correlação entre os valores do Transfermarkt e do jogo eletrônico Football Manager

Autores

  • Eric Matheus Rocha Lima Unesp - Câmpus de Rio Claro
  • Ivan Wallan Tertuliano Unesp - Câmpus de Rio Claro. Faculdade Anhanguera
  • André Luis Aroni Faculdade Metrocamp
  • Afonso Antonio Machado Unesp - Câmpus de Rio Claro
  • Carlos Norberto Fischer Unesp - Câmpus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i1.203

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Gestão

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a avaliação financeira de atletas atuantes no continente europeu por meio do website Transfermarkt® (TM) e do jogo Football Manager® (FM), verificando a confiabilidade de tais colaborações para os clubes reais. A amostra utilizada foi composta por 52 atletas, presentes em ambas as plataformas. Eles foram separados em dois grupos de 26 atletas, com o primeiro composto por jogadores profissionais de 18 a 20 anos (G1), e o segundo contando com atletas de 21 a 23 anos (G2). As informações coletadas foram tratadas por meio do cálculo da média (M) e do desvio padrão (DP) dos valores de comercialização dos atletas no início da temporada 2015/2016, sendo apresentados como valores percentuais.  Para fins de análise intragrupo, o grupo G1 apresentou uma diferença de 1,2%, apontando um maior valor de mercado dos jogadores do FM. Na análise do G2 o valor encontrado foi de 10,9%, ou seja, o FM apresentou maior valor de mercado para os jogadores desse grupo em comparação ao TM. Por fim, o jogo eletrônico FM e o website TM apresentaram-se como efetivas ferramentas para os clubes de futebol, permitindo um fácil acesso à relevantes informações acerca do mercado.

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Publicado

2017-03-10

Como Citar

Rocha Lima, E. M., Tertuliano, I. W., Aroni, A. L., Machado, A. A., & Fischer, C. N. (2017). Mercado de Transferências de Atletas de Futebol e o Processo de Globalização: Correlação entre os valores do Transfermarkt e do jogo eletrônico Football Manager. Revista Inteligência Competitiva, 7(1), 72–90. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i1.203

Edição

Seção

Artigos