QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON

Autores

  • Tayne Gonçalves Silva PUCRS
  • Claudia Lehnemann Tannhauser PUCRS
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de Caxias do Sul
  • Danielle Nunes Pozzo PUCRS
  • Rosecler Maschio Gilioli Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriela Zanandrea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.184

Palavras-chave:

Satisfação. Qualidade de Vida no Trabalho. Motivação. Produtividade

Resumo

A necessidade da qualidade de vida nas organizações está cada vez mais evidente, pois os trabalhadores têm o direito de conviver em um ambiente que lhes proporcione melhores condições de saúde, física e psíquica. Uma melhora no bem-estar do trabalhador faz com que este tenha motivação para trabalhar da melhor forma possível. Neste contexto, o presente artigo teve como intuito analisar a partir do modelo de Walton a percepção dos colaboradores de um empresa do setor de climatização de ambientes em relação à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para concluir tais objetivos, partiu-se do referencial teórico para aprofundamento do tema proposto, seguido de uma análise das ações oferecidas pela empresa. O método utilizado foi a pesquisa de abordagem quantitativa, com classificação descritiva e técnicas de pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas aos funcionários para mensurar sua satisfação em relação ao assunto. Os resultados da pesquisa mostraram que de um modo geral, os colaboradores estão satisfeitos com a QVT desenvolvida pela empresa, embora tenham alguns fatores que exijam esforços de ações por parte da gestão, como melhorias no sistema de remuneração e benefícios, retorno dado aos colaboradores em relação a seu desenvolvimento e divulgação de oportunidades para auxiliar na capacitação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayne Gonçalves Silva, PUCRS

Graduanda em Administração pela PUCRS

Claudia Lehnemann Tannhauser, PUCRS

Doutoranda em Ciências da Saúde pela UFCSPA

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Administração pela Associação UCS/PUCRS

Danielle Nunes Pozzo, PUCRS

Doutoranda em Administração pela Associação UCS/PURS

Rosecler Maschio Gilioli, Universidade de Caxias do Sul

Doutora pela Associação UCS/PUCRS

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Pós Doutora em Estatística pela Universidade de Kazan (Russia)

Gabriela Zanandrea, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração pela associação ampla UCS/PUCRS

Referências

CARVALHO, Jéssica Faria et al. Qualidade de Vida no Trabalho e Fatores Motivacionais dos Colaboradores nas Organizações. UNISEPE, São Paulo, n 7, p. 21-31, set. 2013.

FERNANDES, Ida Conte. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. Salvador: Casa da Qualidade, 1996. 115 p

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Qualidade de Vida no Trabalho: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 217 p.

FREITAS, André Luis Policie; SOUZA, Renata Guarindo Bastos de. Um modelo para avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho em universidades públicas. Sistemas & Gestão, Rio de Janeiro, v.4, n.2, p. 136-154, 2009. DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2009.v4.n2.a4

GERHARDT, Tatiana Engle; SILVEIRA, Denise Tolfo; Organizadores. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009, 120 p.

KOVALESKI, Aurélio et al. Avaliação da qualidade de vida no trabalho no setor de construção civil: utilização do modelo de walton. Nucleus, v. 5, n. 2, p. 1-14, 2008. DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.133

MORETTI, Silvinha; TREICHEL, Adriana. Qualidade de vida no trabalho x auto-realização humana. Revista Leonardo pós-Órgão de Divulgação Científica e Cultural do ICPG, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 73-80, 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Silva, T. G., Tannhauser, C. L., Biegelmeyer, U. H., Pozzo, D. N., Gilioli, R. M., Camargo, M. E., & Zanandrea, G. (2016). QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON. Revista Inteligência Competitiva, 6(4), 20–54. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i4.184

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>