Metodologia de campos e armas da competição aplicada ao estudo da competitividade de concessionárias chevrolet

Autores

  • José Celso Contador Universidade Paulista – UNIP

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.18

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva, Campo da Competição. Arma da Competição, Estratégia Competitiva de Negócio. Estratégia Competitiva Operacional.

Resumo

O modelo de Campos e Armas da Competição (CAC) vem sendo publicado como referencial teórico de muitos estudos, porém, de forma fragmentada. Devido ao grau de consolidação que atingiu, é o momento de publicá-lo na íntegra, a fim de lançá-loà discussão na comunidade científica da área de Estratégia. É um modelo da Teoria da Competitividade validado cientificamente, que, por ser qualitativo e quantita-tivo, tem vantagens em relação ao modelo de Porter, RBV e Balanced Scorecard. Ele nasceu de uma idéia simples: separar, de acordo com o interesse do cliente, as chamadas vantagens competitivas, distinguindo as que lhe interessam das que não lhe interessam. As primeiras referem-se aos campos da competição, e, as segundas, às armas da competição. Os campos da competição estão relacionados à estratégia competitiva de negócio, e as armas da competição às estratégias competitivas operacionais. Este é o primeiro artigo de uma série de três.

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Biografia do Autor

José Celso Contador, Universidade Paulista – UNIP

Universidade Paulista – UNIP; e-mail: celsocontador@terra.com.br

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Publicado

2012-04-13

Como Citar

Contador, J. C. (2012). Metodologia de campos e armas da competição aplicada ao estudo da competitividade de concessionárias chevrolet. Revista Inteligência Competitiva, 1(3), 273–304. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.18

Edição

Seção

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