INTELIGÊNCIA PARA COMPETITIVIDADE: O PAPEL DO CONHECIMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO

Autores

  • Alexandre Takeshi Ueno UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Neri dos Santos PUC-PR Pontifícia Universidade Católica do Paraná UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Gertrudes Dandolin UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i2.166

Palavras-chave:

Conhecimento, Identificação da Oportunidade, Inovação

Resumo

O artigo apresenta o contexto da Inteligência Competitiva na promoção da Inovação, investigando o papel do conhecimento na identificação de oportunidades como fonte de vantagem competitiva das empresas. A investigação foi conduzida com o método da revisão de literatura realizada de forma sistemática, identificando estudos de caso com evidências empíricas sobre o tema pesquisado. A pesquisa apresenta como resultado, que o conhecimento permite ampliar as capacidades empresariais estabelecidas, criar pontes entre a ideia e sua exploração comercial, bem como preparar as empresas para a inovação de ruptura. Conclui que as oportunidades baseadas em conhecimento são essenciais para o processo de inteligência competitiva, induzindo e fortalecendo a capacidade inovativa das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Takeshi Ueno, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento

Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento - Área Inteligência Compatitiva para Inovação

Neri dos Santos, PUC-PR Pontifícia Universidade Católica do Paraná UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento

Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento - Área Inteligência Compatitiva para Inovação

Gertrudes Dandolin, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina EGC - Engenharia e Gestão do Conhecimento

Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento - Área Inteligência Compatitiva para Inovação

Referências

ABREU, A. F. et al. Inteligência competitiva. In: CORAL, E.; OGLIARI, A.; ABREU, A. F. Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2008. p. 113-135.

ALVAREZ, Sharon A.; BARNEY, Jay B.; YOUNG, Susan L. Debates in entrepreneurship: opportunity formation and implications for the field of entrepreneurship.In:______. Handbook of entrepreneurship research: an interdisciplinary survey and introduction, New York: Springerlink, v. 5, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-1191-9_2

ÁLVAREZ, Santos Valle; MERINO, Teresa Garcia. The role of the entrepreneur in identifying international expansion as a strategic opportunity. International Journal of Information Management, Valladolid, n. 30, p. 512-520, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2010.03.008

CHA, Min-Seok; BAE, Zong-Tae. The entrepreneurial journey: from entrepreneurial intent to opportunity realization. Journal of High Technology Management Research, EUA, n. 21, p. 31-42, mar. 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.hitech.2010.02.005

CHANDRA, Yanto; STYLES, Chris; WILKINSON, Ian. The recognition of first time international entrepreneurial opportunities. International Marketing Review, v. 26, n. 1, p. 30-61, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/02651330910933195

CHOO, Chun Wei. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University Press, 2006, 354 p.

CHRISTENSEN, J.; SCHIBANY, A.; VINDING, A. Collaboration between manufacturing firms and knowledge institutions on product development, OCDE, 2000.

CLARKE M,. Cochrane Reviewers’ Handbook 4.1 [updated June 2000]. Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 4.1. Oxford, England: The Cochrane Collaboration, 2001. Disponível em: <http://www.cochrane.dk/cochrane/handbook/hanbook.htm>. Acesso em: 2 fev. 2012.

CROSSAN, Mary M.; APAYDIN, Marina. A multi-dimensional framework of organizational innovation: a systematic review of literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, p. 1154-1191, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2009.00880.x

DAVILA, T.; EPSTEIN, M. J.; SHELTON, R. As regras da inovação: como gerenciar, como medir e como lucrar. Porto Alegre: Bookman, 2007.

DELLABARCA, R. Understanding the “opportunity recognition process” in entrepreneurship, and consideration of whether serial entrepreneurs undertake opportunity recognition better than novice entrepreneurs. 2002, 87f. (Dissertation). University of Cambridge, Cambridge, 2002.

DRUCKER, P. F. Innovation and Entrepreneurship. New York, NY; Harper Collins, 2006.

DRUCKER, Peter F. What makes an effective executive. Harvard Business Review, p. 1-9, 2004. Disponível em: <https://cb.hbsp.harvard.edu/resources/marketing/docs/effective_executive.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2015.

ECKHARDT, Jonathan T.; SHANE, Scott A. Opportunities and entrepreneurship. Journal of Management, v. 29, n. 3, p. 333-349, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/014920630302900304

FLEISHER, Craig S.; BLENKHORN, David L. Managing Frontiers in competitive Intelligence. Wtsport, CT; Quorum Books, 2002.

FLYNN, M. et al. Idea management for organisational innovation. International Journal of Innovation Management, v. 7, n. 4, dec., p. 417–442, 2003. DOI: https://doi.org/10.1142/S1363919603000878

FREEL, Mark; JONG, Jeroen P. J. de. Market novelty, competence-seeking and innovation networking. Technovation, v. 29, p. 873-884, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2009.07.005

FUENTES, M.M.F.; ARROYO, M. R.; BOJICA, A. M.; PÉREZ, V. F. Prior knowledge and social networks in the exploitation of entrepreneurial opportunities. Int Entrep Manag J., v. 6, p. 481-501, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s11365-010-0136-1

FULD, Leonard M. The new competitor intelligence: the complete resource for finding, Analyzing, and using information about your competitors. New York: John Willey & Sons, 1995.

GAVIRA, Muriel de Oliveira. Gestão da inovação tecnológica: uma análise da aplicação do funil de inovação em uma organização de bens de consumo. Revista de Administração Mackenzie (RAM), v. 8, n. 1, p. 77-107, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712007/administracao.v8n1p77-107

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p.

GLANVILLE, Ranulph. Running head: Designing Complexity. Southsea, UK, 2001.

GOMES, E.; BRAGA, F., Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

GREVE, Arent; SALAFF, Janet W. Social Networks and Entrepreneurship.

Entrepreneurship: Theory & Practice, v. 28, n. 1, p. 1-22, 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1540-8520.00029

HIGGINS, J.P.T., GREEN S. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions 4.2.6 [updated September 2006]. The Cochrane Library, Issue 4, 2006. Chichester, UK: John Wiley & Sons, Ltd.

HIGGINS; SALLY. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions. 2008. Disponível em: <http://www.mrc-bsu.cam.ac.uk/cochrane/handbook500/>. Acesso em: 05 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470712184

HOLMÉN, M.; MAGNUSSON, M.; McKELVEY, M. What are Innovative Opportunities? Industry and Innovation, v. 14, n. 1, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/13662710601130830

KELLEY, Donna J.; BOSMA, Niesi; AMORÓS, José Ernesto. Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Babson; Universidad Del desarollo, 2011, p. 85.

KHAN, K.S., et al. NHS Centre for Reviews and Dissemination (CRD). Undertaking Systematic Reviews of Research on Effectiveness. CRD's Guidance for Carrying Out or Commissioning Reviews. 2nd Edition. CRD Report No. 4. York: NHS Centre for Reviews and Dissemination, University of York, 2000.

LANDSTROM, Hans. Entrepreneurship research a missing link in our understanding of the knowledge economy. Journal of Intellectual Capital, Canadá, v. 9, n. 2, p. 301- 322, 2008. DOI: https://doi.org/10.1108/14691930810870355

MACHADO, Cátia dos Reis. Análise estratégica baseada em processos de Inteligência Competitiva (IC) e Gestão do Conhecimento (GC): proposta de um modelo. 2010. 273 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MACPHERSON, Allan; JONES, Oswald; ZHANG, Michael. Evolution or revolution? Dynamic capabilities in a knowledge-dependent firm. R & D Management, v. 34, n. 2, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9310.2004.00331.x

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MEYER, Bertolt; SUGIYAMA, Kozo. The concept of knowledge in KM: a dimensional model. Journal of Knowledge Management, v. 11, n. 1, p. 17-35, 2007. DOI: https://doi.org/10.1108/13673270710728213

NELSON, Richard R.; WINTER, Sidney G. An evolutionary theory of economic change. Massachusetts: Harvard University, 1982.

NONAKA, Ikujiro. A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization Science, Tokyo, v. 5, n. 1, 1994. DOI: https://doi.org/10.1287/orsc.5.1.14

______. The Knowledge-creating company. Harward business review. [s.l]: Harvard Business School Press, p. 96-104, 1991.

______; TOYAMA, Ryoko; HIRATA, Toru. Managing flow: a process theory of the knowledge-based firm. Palgrave McMillan, 2008.

NOTEBOOM, B. Trust as a Governance Device. In: Casson, M. C.; Godley, A. (eds.), Cultural factors in economic growth. Springer, Berlin, p. 44-46, 2000.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Measuring knowledge management in the business sector: first steps. Canada: OECD, p. 219, 2006.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). The measurement of scientific and technological activities: proposed guidelines for collecting and interpreting technological innovation data. Oslo Manual, European Commission: Eurostat, 2007.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Innovation and knowledge: intensive service activities. France: OECD, 179, 2008.

PARK, John S. Opportunity recognition and product innovation in entrepreneurial hi-tech start-ups: a new perspective and supporting case study. Technovation, v. 25, p. 739-752, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.01.006

PASSARELLA, W. Fábrica de ideias, banco de oportunidades: como desenvolver negócios por meio da captação, seleção e gerenciamento de oportunidades. São Paulo: Saraiva, 2008.

PETTIGREW, Andrew M. What is a processual analysis? Scand.j Mgmt, p. 337-348, mai. 1997. DOI: https://doi.org/10.1016/S0956-5221(97)00020-1

PRESCOTT, John E.; MILLER, Stephen H. Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

PRIM, Carlos Henrique. Processo Empreendedor e Coevolução em Conhecimento. 2009. 228 f. Tese (Doutorado em em Engenharia e Gestão do Conhecimento)  Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

RICE, Mark P. et al. Radical innovation:triggering initiation of opportunity recognition and evaluation. R & D Management, v. 31, n. 4, p. 409-420, 2001. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9310.00228

ROCHA, Hector; BIRKINSHAW, Julian. Entrepreneurship Safari: a phenomenon-driven search for meaning. Now: the essence of knowledge, v. 3, n. 3, p. 205-255, 2007. DOI: https://doi.org/10.1561/0300000016

ROTHER, Rodrigo Garcia. Processo para recuperar produtos de inteligência competitiva a partir da memória organizacional: proposta de uma taxonomia para o sistema MindPuzzle. 109 f. Mestrado (Dissertação em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2009.

SANTOS, N.; UENO, A.T. Inteligência para Inovação. eNova: Curso de Gestão da inovação, ABIMAQ, 2015

SAYAGO, Alejandro. How CEMEX Innovates: with a little effort, any organization can cultivate originality. In: Innovation Handbook: a Road Map to Disruptive Growth, Strategy Innovation, p. 9-11, nov./dec. 2004.

SCHUMPETER, J. A. Business cycles: a theoretical, historical and statistical analysis of the capitalist process. McGraw-Hill Book Company Inc, New York, 1939.

SILVA, A.L.; CUNHA, J.C.A. Busca de oportunidades: o caminho da competitividade. Gestão & Produção, v.1, n.1, p. 89-97, 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X1994000100006

SKARZINSKY, P ;GIBSON, R.;. Inovação prioridade nº 1: O caminho para transformações nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

ŠTEFÁNIKOVÁ, Ľubica; MASÁROVÁ, Gabriela. The need of complex competitive intelligence. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 110, p. 669–677, jan. 2014. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042813055511>. Acesso em: 12 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.911

TEECE, D., PISANO, G. SHUEN, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18, 7, 509–533. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(199708)18:7<509::AID-SMJ882>3.0.CO;2-Z

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2008.

TRZECIAK, Dorzeli Salete et al. MindPuzzle: sistema de apoio ao processo de inteligência competitiva. In: XII SEMINÁRIO LATINO IBEROAMERICANO DE GESTION TECNOLÓGICA, 2007, Buenos Aires.

TURRELL, Mark; LINDOW, Yvonne. The Innovation Pipeline. Imaginatik research, p. 1-14, 2010.

VAGHELY, Ivan P.; JULIEN, Pierre-André. Are opportunities recognized or constructed?

An information perspective on entrepreneurial opportunity identification. Journal of Business Venturing, v. 25, p. 73-86, 2010.

WARD, Thomas B. Cognition, creativity, and entrepreneurship. Journal of Business Venturing, v. 19, p. 173–188, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(03)00005-3

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

______. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

______. Applications of case study research. Thousand Oaks, California: Sage Publications.1994.

YUAN, S.; HUANG, M. (2001). A study on time series pattern extraction and processing for competitive intelligence support. Expert Systems with Applications, 21, 37-51 DOI: https://doi.org/10.1016/S0957-4174(01)00025-2

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Ueno, A. T., Santos, N. dos, & Dandolin, G. (2016). INTELIGÊNCIA PARA COMPETITIVIDADE: O PAPEL DO CONHECIMENTO NA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO. Revista Inteligência Competitiva, 6(2), 229–256. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i2.166

Edição

Seção

Artigos