INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO MERCADO DE BUSINESS PROCESS OUTSOURCING (BPO) : ESTUDO DE MÉTODOS APLICADOS

Autores

  • Frederico Vidigal Professor e Pesquisador do Programa Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i2.152

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva. Inteligência de Mercado. Necessidades. Fontes e produtos de informação.

Resumo

Abordou métodos de Inteligência Competitiva em uma empresa de Business Process Outsourcing (BPO). Como problema, detectou-se uma lacuna na literatura, sobretudo de Administração, envolvendo abordagens empíricas de métodos de Inteligência Competitiva. Objetivou-se investigar como são definidas as necessidades de informação, periodicidade, captação externa e interna, fontes e produtos de inteligência. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa e descritiva envolveu entrevistas semiestruturadas com gestores de IC.  Constatou-se o uso de análises estratégicas mercadológicas, fontes de informação externas e internas, informações mapeadas de forma cíclica e por terceiros. A definição de necessidades parte da diretoria comercial, que gera produtos informacionais para a decisão estratégica.

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Biografia do Autor

Frederico Vidigal, Professor e Pesquisador do Programa Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC - Belo Horizonte - MG

Professor e Pesquisador do Programa Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC - Belo Horizonte - MG. Doutor em Ciência da Informação (Gestão da Informação e do Conhecimento) pela UFMG. Mestre, especialista e graduado em Administração.

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

Vidigal, F. (2016). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO MERCADO DE BUSINESS PROCESS OUTSOURCING (BPO) : ESTUDO DE MÉTODOS APLICADOS. Revista Inteligência Competitiva, 6(2), 26–50. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i2.152

Edição

Seção

Artigos