BIG DATA: o novo desafio para gestão

Autores

  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i1.76

Palavras-chave:

Big Data, Análise, Bibliometria, Inteligência Estratégica

Resumo

A explosão informacional nos anos 2000, deu origem ao fenômeno definido como big data. Este fenômeno se refere a terceira época da era da informação e difere das outras épocas pois atualmente a análise pode ser realizada com dados em sua forma original, não estruturada, aumentando os níveis de previsibilidade de diferentes eventos. Este é um tema emergente, e para analisar o seu crescimento em termos de relevância, o presente artigo apresenta um estudo bibliométrico cujo objetivo foi de analisar o crescimento das publicações sobre big data e análise em IE nas bases de dados Scopus e Web of Science, desde o ano de 2010. Para isso foi analisada a totalidade de artigos referentes aos temas, os tipos de publicação, as fontes que estão publicando por área e seu fator de impacto, bem como o índice H. Os resultados indicam que embora algumas fontes de alto fator de impacto estejam publicando sobre o tema, a carência de estudos em big data e análise, fica evidenciada, principalmente no que tange às ciências sociais.

 

Palavras-Chave: Big Data; Análise; Bibliometria, Inteligência Estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKERKAR, Rajendra. Big data computing. Boca Raton: Taylor & Francis Group, LLC, 2014.

BETSER, Joseph; BELANGER, David. Architecting the enterprise via big data analytics. In: LIEBOWITZ, Jay. Big data and business analytics. Boca Raton: Taylor & Francis Group, LLC, 2013.

COOPER, Harris M.; LINDSAY, James J. Research synthesis and meta-analysis. In: L. Bickman; D. J. Rog; Handbook of applied social research methods. p.315-342. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1998.

CUKIER, Kenneth. Data, data, everywhere: a special report on managing information. The Economist, 394(8671), Fevereiro 2010.

DUMBILL, Edd. What is big data? An introduction to the big data landscape. O'Reilly Media, Inc., 2012. Disponível em: <http://strata.oreilly.com/2012/01/what-is-big-data.html>. Acesso em 05 mar. 2014.

FLEISHER, Craig S.; BENSOUSSAN, Babette. Business and competitive analysis: effective application of new and classic methods. New Jersey: Pearson Education, Inc., 2007.

LETOUZÉ, Emmanuel. Big data for development: challenges & opportunities. UN Global Pulse, Maio 2012.

LOHR, Steve. The age of big data. The New York Times, 2012. Disponível em: < http://www.nytimes.com/2012/02/12/sunday-review/big-datas-impact-in-the-world.html?pagewanted=all&_r=0>. Acesso em 05 mar. 2014.

MACIAS-CHAPULA, Cesar. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998.

MINELI, Michael; CHAMBERS, Michele; DHIRAJ Ambiga. Big data, big analytics: emerging business intelligence and analytic trends for today's businesses. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2013.

RAPPORTEUR, David B. The promise and peril of big data. The Aspen Instutite, Janeiro 2010.

SATHI, Arvind. Big data analytics: disruptive technologies for changing the game. IBM Corporation, 2012.

SCHÖNBERGER-MAYER, Viktor; CUKIER Kenneth. Tradução Paulo Palzonoff Junior. Big data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TAURION, Cezar. Big data. Rio de Janeiro: Brasport, 2013. ePUB.

ZHAO, Daqing. Frontiers of big data business analytics: patterns and cases in online marketing. In: LIEBOWITZ, Jay. Big data and business analytics. Boca Raton: Taylor & Francis Group, LLC, 2013.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Fachinelli, A. C. (2014). BIG DATA: o novo desafio para gestão. Revista Inteligência Competitiva, 4(1), 18–38. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i1.76

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)