ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA QUALIDADE NA VISÃO DE CLIENTES INTERNOS NA GESTÃO PÚBLICA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE MATO GROSSO

Autores

  • Mirtes Refosco Universidade Estadual de Mato Grosso¬-UNEMAT
  • Adriana Santos Caparróz Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Michele Jackeline Andressa Rosa Universidade Estadual de Mato Grosso¬-UNEMAT
  • Renato Neder Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Sandro Ribeiro da Costa Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.328

Palavras-chave:

Ambiente de Trabalho, Atendimento, Qualidade.

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de analisar a influência do ambiente de trabalho na qualidade do atendimento na percepção dos servidores. A pesquisa foi realizada no Fórum Desembargador Leão Neto do Carmo em Sorriso-MT. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de natureza exploratória e o estudo de caso. Os procedimentos adotados na coleta de dados foram constituídos com o uso de questionários com perguntas fechadas e abertas, direcionadas à dois grupos de servidores da organização: aos servidores de todos os setores e os servidores da central de administração. Destaca-se que, o nível de satisfação desses fatores foi maior que o nível de expectativa dos pesquisadores. Pois, acreditava-se que as respostas seriam outras e tivessem um número maior de insatisfação. Os resultados obtidos demostram que, na percepção dos servidores, a maior insatisfação está relacionada ao espaço físico, ao fator ventilação, número de servidores para a realização das tarefas diárias e a qualificação dos servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirtes Refosco, Universidade Estadual de Mato Grosso¬-UNEMAT

Possui Especialização em Gestão Escolar, graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Tem experiencia na área de Administração. Estagiária da Central de Administração do Fórum Desembargador Leão Neto do Carmo, Sorriso­-MT.

Adriana Santos Caparróz Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2009), graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Aprendizagem Organizacional

Michele Jackeline Andressa Rosa, Universidade Estadual de Mato Grosso¬-UNEMAT

Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso­-UFMT. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso­UNEMAT campus de Sinop; Especialização em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso­UAB/UNEMAT. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso­-UNEMAT.

Renato Neder, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutor em Administração de Empresas no Mackenzie no campo de aprendizagem organizacional (2016). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), graduação em Sistema de informação pela Universidade de Cuiabá (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Atualmente é professor efetivo na Universidade Federal de Mato Grosso-FACC - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Campus de Cuiabá-MT, Curso: Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, gestão de processos, gestão de projetos, planejamento estratégico, ambientes de aprendizagem e interlocução.

Sandro Ribeiro da Costa, Universidade Paulista - UNIP

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas (2011), Especialista na área de educação ambiental na Universidade da Cidade de São Paulo (2012) e Mestrado em Biociência Animal pela Universidade de Cuiabá (2015). Atuou como Tutor do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Aberta do Brasil UAB/Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Atuou como pesquisador em projetos de pesquisa e extensão financiados pela CAPES, FAPEMAT e CNPq. Têm interesse em desenvolver pesquisas nas áreas: métodos e técnicas de pesquisa; tecnologias de suporte à pesquisa; políticas públicas; organização do contexto escolar e práticas pedagógicas.

Referências

Abrantes, A. F. (2001). Ergonomia no ambiente de escritórios. São Paulo. Recuperado de: http://www.guialog.com.br/ARTIGO175.htm. Acesso em: 04 de abril de 2016.

Lourenco, J. C., & Lins, Y. M. A. (2012). Satisfação no trabalho: um estudo de caso numa agência do setor bancário do município de Bananeiras PB, Brasil. Observatorio de la Economía Latinoamericana, 6, 1-14.

Barich, H., & Kotler, P. (1991). A framework for Marketing Image Management. Sloan Management Review, 32(2), 94-104.

Bezerra, I. S. (2013). Qualidade do ponto de vista do cliente. São Paulo: Biblioteca 24horas.

Kotler, P., Hayes, T., & Bloom, N. P. (2002). Marketing de serviços profissionais. (2a ed.). Barueri, SP: Editora Manole.

Brasil. (1990). Código de defesa do consumidor. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Bresser, C. (2009). Relação interpessoal não existe sem trabalho em equipe. Ponta Grossa, Curitiba, Brasil. Cimento Itambé. Recuperado de: http://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/relacaointerpessoal-nao-existe-sem-trabalho-em-equipe/. Acesso em: 20 de nov. de 2016.

Cardoso, P. A. (2012). Gestão de operações e logística II. Florianópolis-SC: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, CAPES: UAB.

Carvalho, D. A., Cunha, T. C., Rodrigues, T. S., & Saiz-Melo, P. G. (2009). A importância do bom atendimento aos públicos interno e externo na Embrapa Soja. Anais da IV Jornada Acadêmica da Embrapa Soja Resumos, Londrina, PR, Brasil, 23-26. Recuperado em: https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/consulta/busca?b=ad&id=574644&biblioteca=vazio&busca=autoria:%22RODRIGUES,%20T.%22&qFacets=autoria:%22RODRIGUES,%20T.%22&sort=&paginacao=t&paginaAtual=4 Londrina, 2009. Acesso em: 12 de novembro de 2015.

Casas, A. L. L. (2002). Marketing de serviços. (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Casas, A. L. L. (2007). Marketing de serviços. (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Chiavenato, I. (2004). Recursos humanos: o capital humano das organizações. (8a ed.). São Paulo: Atlas.

Ferreira, F. J. G. Atendimento interno x externo. p.1, Pernambuco, Rh.com.br. Recuperado de: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/4834/atendimento-internoexterno.html. 2007. Acesso em: 12 de nov. de 2015.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Grott, J. M. (2003). Meio Ambiente do Trabalho, Prevenção e Salvaguarda do Trabalhador. Curitiba: Juruá Editora.

Godri, D. (1998). Conquistar e manter clientes. Blumenau-SC: Editora Eko.

Juran, J. M. (1991). Controle da Qualidade. (4a ed.). São Paulo: Editora Makron.

Keller, K. L., & Kotler, P. (2006). Administração de marketing: a bíblia do Marketing. (12a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Kotler, P. (1994). Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo. Atlas.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. Tradução Bazán Tecnologia e Linguística. (10a ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Labadessa, L. S., & Oliveira, L. J. (2012). A importância da qualidade no atendimento ao cliente um estudo bibliográfico. Revista Fiar, 1(1), 1-16.

Lobos, J. (1993). Encantando o Cliente externo e interno. (2a ed.). São Paulo: Editora Instituto da Qualidade.

Magalhães, C. (1900). Técnica da chefia e do comando. (9a ed.). Rio de Janeiro: IBGE.

Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de marketing. (3a ed.). Porto Alegre: Editora Bookman.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (1996). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. (3a ed.) São Paulo: Atlas.

Matta, V. (2013). Ambiente de trabalho organizado e suas vantagens. São Paulo, Sociedade Brasileira de coaching. Recuperado de: https://www.sbcoaching.com.br/blog/comportamento/ambiente-de-trabalho-organizado-suas-vantagens/. Acesso em: 21 de nov. de 2016.

Matos, C. L. (2000). Avaliação e análise do desempenho dos processos de serviços numa Agência bancária: sob a ótica de seus clientes e funcionários da linha de frente. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mauch, J. E., & Birch, J. W. (1998). Guide to the successful thesis and dissertation. New York: Marcel Bekker.

Navarro, F. A. (2014). O conceito de meio ambiente de trabalho. Artigo publicado. Recuperado de file:///C:/Users/Mirtes/Downloads/O%20conceito%20de%20ambiente%20do%20trabalho.pd. Acesso em 28 de março de 2016.

Oliveira, A. P. (2013). A relevância do cliente interno no processo de prestação de serviço. São Paulo. Portal Competência. Recuperado de: http://dtcom.com.br/relevancia-cliente-interno-processo-de-prestacao-de-servico/. Acesso em 10 de nov. de 2015.

Pinheiro, A. P. B. (2015). Renovação e filtragem do ar são determinantes em salas de aulas. p. 1-7. São Paulo. Recuperado de: http://www.engenhariaearquitetura.com.br/noticias/1228/Renovacao-e-filtragem-do-arsao-determinantes-em-salas de aulas.aspx?preview=s. Acesso em: 22 de nov. de 2016.

Rizzi, M. A. (2012). Ser mais em excelência no atendimento ao cliente. São Paulo: Editora Ser Mais.

Rodriguez, M. V. (2002). Gestão empresarial: organizações que aprendem. Rio de janeiro: Qualitymark.

Nascimento, D. (2013). Cordialidade: ingrediente básico. p.1, Pernambuco, Rh.com.br. Recuperado de: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/8843/cordialidadeingrediente-basico.html. Acesso em: 20 de nov. de 2016.

Tavares, J. C. (2006). Tópicos de administração aplicada à segurança do trabalho. (5a ed.). São Paulo: Editora Senac.

Visconte, P. B. (2008). Qualidade de Vida no Trabalho. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade de Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Wada, C. C. B. B. (1990). Saúde: determinante básico do desempenho. Revista Alimentação e Nutrição, (56), 36-38.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. (2a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Zanella, LCH. (2009). Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis-SC: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, CAPES: UAB.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Refosco, M., Caparróz Carvalho A. S., Rosa, M. J. A., Neder, R., & Costa, S. R. da. (2019). ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA QUALIDADE NA VISÃO DE CLIENTES INTERNOS NA GESTÃO PÚBLICA: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE MATO GROSSO. Revista Inteligência Competitiva, 9(3), 35–56. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.328

Edição

Seção

Artigos