O Uso da Inteligência Competitiva no Setor de Empresas de Pequeno Porte: o caso UOTZ

Autores

  • Luciano Augusto Toledo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i2.298

Palavras-chave:

inteligência competitiva, marketing, sistema de informações de marketing

Resumo

O presente trabalho se apresenta sob a modalidade de pesquisa exploratória qualitativa. Por meio do método do estudo de caso o fenômeno estudado é a atividade de inteligência competitiva sob a perspectiva da empresa Uotz. Como resultado de estudo verificou-se que as atividades de inteligência competitiva ocorrem de forma formal e não formal nas diversas unidades de negócios da empresa. É, em resumo, uma ferramenta, ou melhor, conjunto de ações que permitem gerar conhecimento sobre o ambiente externo e interno da empresa e facilitar as decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Augusto Toledo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

doutor em administração e professor periíodo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

BERGER, J. Marketing Intelligence & Planning. Management Decision Iss, [s. l.], v. 26, n. 9, p. 743–758, 2012.

DAVID, Amos; WILEY, John; SONS. Competitive Intelligence and Decision Problems. [s.l.] : John Wiley & Sons, 2013.

DEMO, P. Metodologia Cientifica Em Ciencias Sociais. [s.l.] : Atlas, 1995.

DIÓGENES, Eliseu. Metodologia e Epistemologia na Produção Científica. [s.l.] : UFAL, 2005.

FEITOSA, Wilian Ramalho; IKEDA, Ana Akemi. Market Segmentation Based on Cohorts: a qualitative approachReview of Business Management, 2011. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i41.740

FORD, Gary T.; BLOCK, Lauren. The Handbook of Marketing and Society. Journal of Public Policy & Marketing, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 335–336, 2002. DOI: https://doi.org/10.1509/jppm.21.2.335.17570

KELLEY, William T. Marketing Intelligence for Top Management. Journal of Marketing, [s. l.], v. 29, n. 4, p. 19–24, 1965. DOI: https://doi.org/10.1177/002224296502900405

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Marketing management: Analysis, planning, and control. Organization, [s. l.], 2009.

NEGASH, Solomon. Business intelligence. Communications of the Association for Information Systems, [s. l.], v. 13, p. 177–195, 2004. DOI: https://doi.org/10.17705/1CAIS.01315

PORTER, Michael. Michael Porter on Strategy. Leadership Excellence, [s. l.], v. 22, n. 6, p. 14, 2005.

SANTO, Alexandre do Espírito. Delineamentos de metodologia científica. [s.l.] : Edições Loyola, 1992.

TOLEDO, Luciano Augusto et al. Inovação e competitividade empresarial: o caso do abn amro. REVISTA JOVENS PESQUISADORES MACKENZIE, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 140–153, 2006.

TOLEDO, Luciano Augusto; MORAES, Cláudio Alberto De; ZILBER, Moises Ari. SIC – Sistema de Inteligência Competitiva : um estudo descritivo exploratório em uma empresa do setor brasileiro de comunicações. PRISMA.COM, [s. l.], v. 9, p. 1–30, 2010.

UENO, Alexandre Takeshi; DANDOLIN, Gertrudes. Inteligência para competitividade: o papel do conhecimento na identificação de oportunidades de inovação. Revista Inteligência Competitiva, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 229–256, 2016. DOI: https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i2.166

VIDIGAL, Frederico. Inteligência competitiva no mercado de business process Outsourcing (bpo): estudo de métodos aplicados. Revista Hospitalidade, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 26–50, 2016. DOI: https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i2.152

WATERS, T. J. Hyperformance: Using Competitive Intelligence for Better Strategy and Execution. [s.l.] : John Wiley & Sons, 2010.

YIN, Robert K. Qualitative Research from Start to Finish, First Edition. [s.l.] : Guilford Press, 2011.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Toledo, L. A. (2019). O Uso da Inteligência Competitiva no Setor de Empresas de Pequeno Porte: o caso UOTZ. Revista Inteligência Competitiva, 9(2), 1–14. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i2.298

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>