O USO DA INFORMAÇÃO E A SUA APLICAÇÃO COMO INSUMO ESTRATÉGICO PARA O AGRONEGÓCIO

Autores

  • Lyvia Luppi Faléco Faculdade Católica Paulista - FACAP, Marília, SP
  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Faculdade Católica Paulista - FACAP, Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i3.267

Palavras-chave:

Gestão da informação, Estratégia, Agronegócio, Inteligência Competitiva, Information management, Strategy, Agribusiness, Competitive intelligence

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar, explorar e conhecer a importância da gestão da informação (GI) e dessa forma realizar uma análise detalhada da importância e a influência que ela exerce em apoio a gestão como base de estratégia para o agronegócio. A GI tem como princípio fundamental dentro gerenciar a informação, utilizando o sistema de informações dessa formar possibilitar a introdução das tecnologias de informação dentro do agronegócio. O mercado brasileiro tem passado por diversas modificações por esse motivo o Brasil torna-se cada vez mais uma potência mundial no agronegócio. A importância da GI atua principalmente na tomada de decisão e no agronegócio ele vem emergindo e se destacando como uma forte aliança como ferramenta estratégica juntamente com o processo de inteligência competitiva, responsável por trabalhar com o ambiente externo. O agronegócio como processo utiliza diversas tecnologias na produção a fim de chegar em níveis elevados de produtividade mas para que esse processor tenha sucesso é fundamental que seja disponha desses recursos de tecnologia. A utilização continua da informação traz impactos positivos nos resultados organizacionais e contribui acima de tudo com a redução de incertezas e de riscos que aconteciam antes da tecnologia chegar no meio rural. Sendo assim, evidenciou-se a necessidade das organizações do agronegócio fazer melhor uso das informações de seu ambiente interno e externo.

 

THE USE OF INFORMATION AND ITS APPLICATION AS A STRATEGIC INPUT FOR AGRIBUSINESS

ABSTRACT 

The purpose of this study is to study, explore and know the Information Management and thus to carry out a detailed analysis of the importance and the influence that it exerts in supporting the management as the basis of agribusiness strategy. Information management has as a fundamental principle in agribusiness to manage information, using the information system of this form to enable the introduction of information technologies within agribusiness. The Brazilian market has undergone several modifications because of this reason Brazil becomes increasingly a world power in agribusiness. This information system is called an ordered set of hardware, software, people, and the communication networks from which data is collected and then transformed and disseminated in the form of information accurately in an organization. The information system is already part and composes several segments in business administration, mainly in decision making and in agribusiness, it has been emerging and standing out as a strong alliance as a strategic tool in social, environmental and economic environments. Agribusiness is the process by which various technologies and biotechnologies are used in agricultural production in order to reach high levels of productivity, but for this processor to succeed, it is essential to have this technology resources. The continued use of information technology has positive impacts on organizational results and contributes above all to the reduction of uncertainties and risks that occurred before the technology arrived in rural areas.

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Biografia do Autor

Lyvia Luppi Faléco, Faculdade Católica Paulista - FACAP, Marília, SP

Pós-graduada em Administração e Marketing pela Faculdade Católica Paulista (FACAP), Marília,

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Faculdade Católica Paulista - FACAP, Marília, SP

Bacharel em Administração pela FESR/SP, Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela UEL/PR, Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Unesp/SP , atua como coordenador e docente nos cursos de graduação e pó-graduação de Gestão e Negócios da Faculdade Católica Paulista (FACAP)SP

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

Faléco, L. L., & Jorge, C. F. B. (2017). O USO DA INFORMAÇÃO E A SUA APLICAÇÃO COMO INSUMO ESTRATÉGICO PARA O AGRONEGÓCIO. Revista Inteligência Competitiva, 7(3), 95–117. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i3.267

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