GAMES COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE BUSCA E MONITORAMENTO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O POKÉMON GO

Autores

  • Francielle Jacobino Faculdade Católica Paulista, FACAP, Marília, SP.
  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Faculdade Católica Paulista - FACAP, Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i3.265

Palavras-chave:

Games, Inteligência Competitiva, Pokémon Go, Competitive Intelligence

Resumo

Diante de um cenário de mercado altamente competitivo, instável e com constantes mudanças, sociais, políticas, econômicas e principalmente tecnológicas, a informação torna-se um ativo de grande valia para a organização. A gestão correta de informações, vem sendo utilizada como ferramenta estratégica para muitas organizações, onde através da Inteligência Competitiva (IC) é possível captar e organizar as informações auxiliando no processo de tomada de decisão. O estudo aponta os games como ferramenta para esse processo de busca e monitoramento de informações, já que os jogos fazem parte de todas gerações, de uma forma diferente em cada uma delas. Desta forma, foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca dos conceitos de games e inteligência competitiva, onde foi possível demonstrar como os games podem ser utilizados como ferramenta estratégica na busca e monitoramento de IC. Foi feito ainda, um estudo acerca do jogo Pokémon Go, e como este jogo pode ser utilizado como ferramenta de prospecção e monitoramento de informações, ou seja, o processo de inteligência competitiva.

 

ABSTRACT

GAMES AS A STRATEGIC TOOL FOR SEARCH AND MONITORING OF COMPETITIVE INTELLIGENCE: A case study on Pokémon Go

 

Faced with a highly competitive market scenario, unstable and with constant changes, political, economic and mainly technological, a product becomes a valuable asset for an organization. The correct management of information has been used as a strategic strategy for many organizations through Competitive Intelligence (CI) and it is possible to organize and organize as information facilitating any decision making process. The study of games as a tool for this process of searching and monitoring information, since the games are part of all generations, in a different way in each one of them. In this way, bibliographic researches on game concepts and competitive intelligence were carried out, where it was possible to demonstrate how games can be used as a strategic tool in the search and monitoring of CI. It was also done, a study on the Pokémon Go game, and how this game can be used as a competitive intelligence monitoring and tracking tool.

 

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Biografia do Autor

Francielle Jacobino, Faculdade Católica Paulista, FACAP, Marília, SP.

Pós-Graduada em Administração e Marketing da Faculdade Católica Paulista, FACAP, Marília, SP.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Faculdade Católica Paulista - FACAP, Marília, SP

Bacharel em Administração pela FESR/SP, Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela UEL/PR, Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Unesp/SP, atua como coordenador e docente nos cursos de graduação e pós-graduação de Gestão e Negócios da Faculdade Católica Paulista (FACAP)SP

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

Jacobino, F., & Jorge, C. F. B. (2017). GAMES COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE BUSCA E MONITORAMENTO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O POKÉMON GO. Revista Inteligência Competitiva, 7(3), 45–66. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i3.265

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