Inteligência competitiva e design thinking: estudo de caso em empresa de telecomunicações na região centro-oeste do brasil

Autores

  • Geisa Müller de Campos Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Laura Vilela Rodrigues Rezende Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.227

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Design Thinking, Inteligência de Mercado

Resumo

O estudo buscou analisar o processo de Inteligência Competitiva empreendido em uma empresa que se configura como uma Corporação de grande porte na Área das Telecomunicações no Estado de Goiás. A abordagem da pesquisa realizada é do tipo qualitativa através do estudo de caso e descritivo quanto aos objetivos. O embasamento teórico se norteou por um modelo que apresenta a construção de um sistema de Inteligência Competitiva. Foram encontradas inconsistências no referido processo e o resultado do trabalho indicou aperfeiçoamentos quanto à gestão informacional a ser implementados, devido à importância de atividades de inteligência competitiva realizadas pelo Grupo. Sugeriu-se a introdução de uma abordagem criativa para o desenvolvimento dos processos de Inteligência Competitiva relacionados com o aumento da competitividade, traduzindo-se em uma nova vertente que alia atuação empresarial baseada no conceito do Design Thinking, permeando caminhos para a inovação organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Müller de Campos Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC)  da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em  Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente professora Magistério Superior - Substituto do curso de Biblioteconomia da Faculdade de  Informação e Comunicação (UFG) e do curso em EAD de Biblioteconomia da  Universidade Salgado de Oliveira - Universo. Tutora na Pós-Graduação  lato sensu de Letramento Informacional: a educação para a informação da  FIC (CELI) pela UAB. Atua nas áreas de Administração em Unidades de  informação, Inteligência Competitiva, Comunicação Organizacional, Gestão  da Informação e do conhecimento e Comunicação Científica.

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computacão pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrando disciplinas relacionadas com Tecnologias da Informação e Comunicação, Inteligência Competitiva, Automação de Unidades de Informação nos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação realizando estudos sobre os seguintes temas: Redes sociais de Comunicação, Preservação Digital, Curadoria Digital, Inclusão social e digital, Mediação da informação, Alfabetização em Informação, Gestão da Informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Inovação tecnológica, Recursos Educacionais Abertos (REA), Repositórios Digitais.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Ribeiro, G. M. de C., & Rezende, L. V. R. (2018). Inteligência competitiva e design thinking: estudo de caso em empresa de telecomunicações na região centro-oeste do brasil. Revista Inteligência Competitiva, 7(4), 167–189. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i4.227

Edição

Seção

Estudo de Caso