INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA INDÚSTRIA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Autores

  • Paula Patricia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer
  • Mirian Oliveira PUCRS
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i2.215

Palavras-chave:

inovação, inteligência competitiva, análise de conteúdo, indústria, Innovation, Competitive intelligence, Content analysis, Industry

Resumo

A inovação e a inteligência competitiva (IC) são construtos relacionados e que são comumente utilizados na busca de diferenciação no mercado, sendo assim, a indústria protagoniza o uso das abordagens em seu contexto de mercado. O objetivo da pesquisa foi relacionar as abordagens dos artigos selecionados a fim de comparar as semelhanças e discrepâncias entre constructos teóricos envolvendo inovação e inteligência competitiva na indústria. A partir da definição das abordagens, o método de pesquisa utilizado se classifica de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, tendo como procedimento técnico a análise bibliográfica. Os resultados da análise permitiram identificar que a inteligência competitiva e a inovação no setor industrial estão relacionadas com os construtos:  aprendizagem, devido a um conjunto de procedimentos para coleta e análise de informação sobre o macro ambiente, que permitiriam à organização um processo de aprendizagem contínuo; capacidades dinâmicas, no conhecimento e as habilidades antes na forma individual e coletiva possuem nível de base para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas; no comportamento, da empresa na busca pelo êxito de entrada no mercado de uma indústria de alta tecnologia no mercado interno; no conhecimento, a IC gera conhecimento para a tomada de decisão estratégica, pois a informação que fornece permite obter respostas em tempo real; competitividade, nos produtos; a criatividade no trabalho, feedback em questão de retorno sobre execução de atividades de inteligência; o gerenciamento de risco, inserido na complexidade de negócios, repleto de ameaças provenientes de fontes naturais, políticos, econômicos e técnicos; a informação, como sendo parte do desenvolvimento da inteligência; o marketing, na gestão de marketing que engloba canal de distribuição, promoção, branding, e gestão de informações; a pesquisa e desenvolvimento, a fim de se obter resultados econômicos; a Resource-Based View (RBV) e vantagem competitiva, direcionada ao recurso humano da empresa, sendo estas, abordagens teóricas utilizadas para embasar as pesquisas realizadas no setor industrial em seus diversos segmentos.

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Biografia do Autor

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração

Uiliam Hahn Biegelmeyer

Doutorando em Administração

Mirian Oliveira, PUCRS

Doutora em Administração

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Pós Doutora em Estatistica na Universidade de Kazan- Russia

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Doutor pela Universidade Plitecnica da Cataluna

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Publicado

2017-06-16

Como Citar

Ganzer, P. P., Biegelmeyer, U. H., Oliveira, M., Camargo, M. E., & Olea, P. M. (2017). INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA INDÚSTRIA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Revista Inteligência Competitiva, 7(2), 46–81. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i2.215

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