ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Autores

  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho – UNINOVE/Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas – Fipt
  • Marcelo Jorge Fernandez Centro de Ensino Superior de Blumenau – CESBLU/Cremer S/A – Produtos Têxteis e Cirúrgicos

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.20

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Inteligência competitiva, Estratégia corporativa

Resumo

RESUMO

 

O sucesso de uma empresa hoje depende crescentemente, da estratégia de seu negócio. A estratégia de negócio, no entanto, requer eficácia operacional, que por sua vez, depende da sincronia entre a estratégia de negócio e os recursos capacitadores organizacionais: Tecnologia de Informação (TI) e Inteligência Competitiva (IC).  A TI é o mecanismo agilizador da realização da estratégia.  A IC alimenta as premissas do negócio. O objetivo desta pesquisa foi verificar a realização de tais premissas na percepção dos gerentes em nível médio da Cremer S/A, no processo de reestruturação de sua crise entre 1998 e 2001.  Realizou-se para tanto, uma pesquisa paramétrica entre os gerentes desta empresa. Verificou-se o nível de alinhamento da estratégia de TI e a estratégia corporativa, bem como o cumprimento dos processos de mudança orientados pelo sistema de IC da empresa, com base no Modelo do Processo de Sistema de Inteligência Competitiva (MOSIPIC), de Riccardi e Rodrigues (2003). Os principais resultados indicaram um excelente alinhamento da TI e consistente observância do processo e dos elementos do MOSIPIC.  Como o modelo propõe, a Cremer mostrou capacidade de recuperação, baseada numa sólida estratégia corporativa de recuperação.

 

Palavras-chave: Tecnologia da informação. Inteligência competitiva. Estratégia corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-13

Como Citar

Rodrigues, L. C., & Fernandez, M. J. (2012). ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. Revista Inteligência Competitiva, 1(3), 328–344. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.20

Edição

Seção

Artigos