abril - junho

Autores

  • Alfredo Passos FMU ESPM

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i2.122

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Neste número 2 do volume 5 da Revista Inteligência Competitiva deste ano de 2015, é apresentado o artigo “A EMPRESA ALFA E SUA ESTRATÉGIA PARA O SEGMENTO DE TRATORES: A BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)” dos autores Adriane Garippe Johann, Elenilton Rüdiger Johann, Elisângela Rüdiger Johann e Luiz Carlos Duclós, que tem como objetivo principal identificar e fornecer uma explicação do desenvolvimento estratégico e a busca da vantagem competitiva na empresa Alfa, mais especificamente para o segmento de tratores agrícolas.  Tendo em vista que as vantagens estratégicas normalmente são classificadas dentro de uma ou outra escola, este artigo buscou identificar e explicar, tendo a Visão Baseada em Recursos como referencial teórico.

No artigo de Paulo Henrique de Oliveira e Egberto Lucena Teles “RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA INFORMACIONAL ENTRE OS PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA” traz os processos capazes de proverem as condições necessárias para um ajustamento contínuo, rápido e eficaz das estruturas e rotinas organizacionais às crescentes ameaças e oportunidades impostas por seus ambientes de negócios. Os processos são abordados de maneira integrada a partir da identificação e análise das relações de dependência informacional existentes entre eles. Os resultados demonstraram a existência de importantes pontos de convergência informacional entre ambos os processos que precisam ser administrados e potencializados pela criação de canais de comunicação apropriados. Como consequência, sugere-se atenção especial do departamento de Inteligência Competitiva quanto à disponibilização oportuna de produtos de inteligência que sejam valiosos para os seus respectivos usuários (estrategistas).  

O artigo “SOLUÇÕES BUSINESS INTELLIGENCE OPEN SOURCE NO SUPORTE À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL” as autoras Ana Virgínia A. G. Bertolini, Márcia Almeida Chiappin, Fernanda Pauletto D’Arrigo, Deise Taiana de Ávila Dias e os autores Paulo Fernando Pinto Barcellos e Vianei Roberto Mayolo, tem como objetivo comparar os recursos disponíveis em quatro softwares de Business Intelligence (BI) open source identificados na literatura e assim, informar aos gestores das organizações que identificam a necessidade de utilizar ferramentas da TIC, dos recursos disponibilizados por estes softwares nas suas versões open source. A abordagem da pesquisa é qualitativa exploratória. Os dados foram coletados através de sites oficiais dos desenvolvedores de sistemas de BI open source, fóruns de usuários, sites especialistas em softwares desta natureza e principalmente artigos científicos.  Os resultados sugerem que sistemas de BI open source podem ser uma opção viável para organizações inviabilizadas financeiramente de utilizar versões pagas destes softwares. Ainda, indicam que houve um crescimento do número de opções de soluções de BI, porém com limitações maiores nas suas versões open source.

O artigo da autora Vanessa Bolico da Silva intitulado “INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ATRAVÉS DA GESTÃO DE MARCAS PRÓPRIAS: UMA ANÁLISE EM SUPERMERCADOS DO RIO GRANDE DO SUL” onde objetivou analisar o processo de adoção e gestão de marcas próprias de redes supermercadistas de médio porte, investigando também como os fornecedores dessas marcas são escolhidos e estudou duas organizações na cidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul, por sua considerável concentração de supermercados. Foram realizadas entrevistas em profundidade mediante orientação de roteiro semiestruturado, que foram gravadas e transcritas. Foram analisados: aspectos gerais sobre marcas próprias, gerenciamento de marcas próprias e seleção e avaliação de fornecedores de marcas próprias. Foi possível perceber que os supermercados adotam as marcas próprias para fidelizar seus clientes e aumentar sua lucratividade. Os varejistas analisam onde há oportunidade e demanda para introduzir esses produtos, que são posicionados como intermediários (após a marca líder). Na escolha dos fornecedores, são observados aspectos como a qualidade do produto e a situação financeira do fabricante. Conclui-se que a utilização da estratégia de marcas próprias por redes supermercadistas de médio porte em cidades do interior, é viável e pode ser benéfica promovendo fixação da marca, fidelização de clientes e melhoria da lucratividade.

O artigo que finaliza esta edição é “MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS INTERNACIONAIS SOBRE O TEMA LIDERANÇA”, dos autores Fernanda Rocha Bortoluzzi, Marlon Cucchi, Greice Back, Márcio Migliavacca e Paulo Fernando Pinto Barcellos. Este estudo teve como objetivo mapear as publicações a nível internacional, sobre a temática liderança. A investigação foi delineada como uma revisão não sistemática da literatura, realizada por meio de levantamento, seleção e leitura de obras. Como base de dados foi utilizada a American Psychological Association (APA). A pesquisa aponta 172 artigos recuperados de acordo com a estratégia de buscaPsychology (Journal) and Leadership (Title). Os resultados destacam os temas liderança transformacional com 29 artigos, desenvolvimento de líderes com 22 artigos e comportamento de lideranças com 15 artigos, como os mais citados nos últimos dez anos.

 

Boa leitura para todos.

Editor Chefe

Alfredo Passos

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Biografia do Autor

Alfredo Passos, FMU ESPM

Alfredo Passos, Prof.Dr., profdrpassos@gmail.com, Doutor em Administração, Mestre em Comunicação e Mercado, Pós-Graduado em Marketing, Graduado em Comunicação Social. Primeiro Profissional da América Latina a receber o SCIP Catalyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP, USA, pela contribuição a área de Inteligência Competitiva no Brasil. Professor Universitário (Administração, Marketing, Inteligência Competitiva). Autor de 5 livros; Articulista de Jornais, Revistas e Portais na Internet, além de Pesquisador de assuntos ligados a Inteligência Competitiva, Marketing (Mercado), Estratégia (Competitividade, Inovação). É autor dos seguintes livros: "Homem no Fogão e Mulher na Gestão. São Paulo : LCTE Editora, 2010. Ainda, "Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas", publicado em 2007; E a Concorrência...não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais , publicado em 2006 e Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa , publicado em 2005. Estes livros foram publicados pela LCTE Editora e Carreira e Marketing Pessoal: da teoria à prática. São Paulo:Negócio Editora, 1999. Mestre em Comunicação e Mercado (Fundação Casper Líbero). Pós-graduado em Marketing pela ESPM São Paulo. Entre os seus cursos de especialização estão: Curso de Administração de Empresas (FGV - S. Paulo) e o Curso de Extensão em Marketing (FEA/USP). Certificado em Diagnóstico Empresarial pela AOTS - THE ASSOCIATION FOR OVERSEAS TECHNICAL SCHOLARSHIP, Japão. Professor da Graduação (Projeto de Graduação ESPM) e dos Cursos de Férias da ESPM (Marketing Para Quem Não É Do Marketing e Inteligência Competitiva). Conferencista convidado do Ciclo de Palestras Paralelas da ExpoManagement em 2012, 2011, 2009, 2008, 2007 e 2006 (HSM) para realizar apresentações sobre Inteligência Competitiva. Conferencista, palestrante e mediador convidado para eventos diversos sobre Inteligência Competitiva, em organizações como: ECA-FEA/USP, ESPM, entre outras. Coordenador do Ciclo ESPM de palestras sobre Inteligência Competitiva. Editor Chefe da Revista Inteligência Competitiva. Membro das seguintes associações internacionais: Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP) e International Association for Intelligence Education (IAFIE). Membro da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC). Atuação como Professor Orientador do Trabalho de Conclusão/FGV Management e Professor da FACE - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Conselheiro da Rede Prestige Azores, Portugal.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

Passos, A. (2015). abril - junho. Revista Inteligência Competitiva, 5(2). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i2.122

Edição

Seção

Editorial